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Persona x Público-alvo: você sabe a diferença?

Igor Moraes by Igor Moraes
17 de fevereiro de 2021
in Ferramentas, Marketing Digital
0
Persona x Público-alvo: você sabe a diferença?
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Por vezes confundidos, saber a diferença entre persona e público-alvo é essencial para a sua eugência

Quero te convidar a fazer uma reflexão sobre persona e público-alvo: já parou para pensar que quando você precisa passar uma mensagem para alguém, quanto mais você souber sobre essa pessoa é melhor? Suas características, hábitos, preferências e por aí vai.

Por isso, acredite, quando sabemos exatamente com quem estamos falando, a chance de a mensagem ser recebida com sucesso é gigante.

Então, eu te pergunto: você coloca isso em prática na sua eugência?

Para alcançar os resultados que você sempre sonhou, precisa falar do jeito certo e, principalmente, com a pessoa certa.

Como fazer isso? Você precisa falar com a sua (ou suas) persona!

É comum algumas pessoas confundirem persona e público-alvo, mas isso não é o fim do mundo e a AgPro+ está aqui para te ajudar na caminhada rumo ao sucesso.

Vamos lá?

Entenda a diferença entre persona e público-alvo:

Público-alvo é um grupo de pessoas em que se encontram os principais clientes de uma empresa (mais amplo).

Exemplo: Homens e mulheres; de 24 a 30 anos; solteiros; graduados em arquitetura com renda média mensal de R$3.500; pretende aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.

Persona é a personificação detalhada do público-alvo (mais específico).

Exemplo: Pedro Paulo tem 26 anos, é arquiteto recém-formado e autônomo. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Ele está buscando uma agência que o ajude a encontrar uma universidade na Europa que aceite alunos estrangeiros.

Mas, afinal, como criar uma persona?

Em primeiro lugar, você precisa definir um objetivo claro.

Lembre-se que é um personagem fictício que possui os seguintes pontos fundamentais: nome fictício, breve história, profissão; hábitos de compra; estilo de vida; redes sociais favoritas; hobbies; valores; dores relacionadas ao seu produto; objeções relacionadas ao seu produto; dúvidas e ambições.

Por isso, na hora de criar sua persona, leve esses pontos em considerações e, caso queira, adicione mais alguns.

Quais técnicas usar para criar personas?

Entrevistas

Escolha as pessoas, monte o roteiro de perguntas e estabeleça uma abordagem.

Como?

Observe quem são as pessoas mais ativas nas suas redes sociais, principalmente as que interagem com mais frequência; analise o perfil e postagens da pessoa (isso te fornecerá dados e insights); veja seu banco de dados de clientes e selecione os mais frequentes ou aqueles que consomem mais seu produto e, caso o seu negócio for novo ou ainda estiver em fase de testes, peça indicações de pessoas que imagina terem o perfil do seu futuro consumidor.

Para o roteiro, pense em perguntas básicas relacionadas aos dados para a criação das personas; pense em um formato de conversa que seja fluida (não apenas com perguntas); deixe espaço para o entrevistado comentar outros assuntos, pois eles podem trazer informações interessantes; prepare-se para a possibilidade de insights e oportunidades de descobrir pontos-chave para a construção de diferentes perfis.

Já na abordagem, escreva uma mensagem privada com perfil pessoal se apresentando e fale um pouco sobre o objetivo do contato e proponha uma conversa para saber mais sobre seus hábitos de compra. Pense em oferecer algum benefício como forma de agradecimento ao final.

Mapa da Empatia

Esse material pode ser utilizado para conhecer melhor o seu cliente. Através do mapa de empatia é possível detalhar a personalidade do cliente e compreendê-la melhor.

A responsabilidade é compartilhada entre agência e cliente. Cliente engajado alcança resultados melhores.

Veja alguns modelos clicando aqui e preencha nome, idade, o que pensa e sente, o que ouve, o que fala e faz, o que vê, dores e necessidades.

Quer saber mais? Clique aqui para conferir um exemplo completo utilizando o Mapa da Empatia.

Pesquisa nas Redes Sociais

Não tenha vergonha e use suas redes sociais. Faça perguntas para sua audiência. Lembre-se: eles escolheram te seguir. Essa técnica é importante e permite que você conheça mais de perto a sua persona.

Dica de Gerador de personas online:

Ferramenta Gerador de Personas

Atenção! Essa é uma boa opção para quem está começando. É uma espécie de base inicial para que você estruture sua (ou suas) persona (s).

Entenda que, independentemente da técnica que você aplicar na sua eugência, o foco deve ser sempre em encontrar quem você considera a sua persona atendendo a critérios pré-definidos, o que também permitirá que você identifique o tipo de cliente que não quer.

Tenha em mente que sua persona precisa ser constantemente atualizada para que você alcance os resultados desejados. Não adianta fazer uma vez e deixar de lado. Ou seja, atualize sempre e faça muitos testes.

Comece agora mesmo a colocar em prática essas dicas na sua eugência para encontrar sua persona e nunca mais confundir com público-alvo.

Consegui te ajudar? Me conte nos comentários, se tiver alguma dúvida!

Tags: personapúblico-alvo

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