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Metas SMART: método valioso para aumentar os resultados

Igor Moraes by Igor Moraes
10 de novembro de 2020
in Marketing Digital
0
Análise SWOT: o que é, como fazer e para que serve
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As metas SMART são fundamentais para quem quer tirar as metas (de todos os tipos) do papel, ela pode ser o que estava faltando na sua empresa (e na sua vida).

Você já percebeu como estamos cercados de informações o tempo todo? 

Vida social, vida profissional, vida pessoal…

Às vezes, cansamos só de pensar na infinidade de tarefas e compromissos que precisamos cumprir, não é mesmo?

Pense na sua vida profissional, por exemplo, quantas vezes você se perdeu ao longo do caminho para cumprir uma meta?

Metas muito genéricas e amplas não vão melhorar a sua produtividade e certamente nem os resultados do seu negócio. 

Dados para você colocar as metas SMART em prática

Uma pesquisa feita pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) apontou que 83% dos entrevistados não conseguiram realizar alguma das metas planejadas para 2019, em especial juntar dinheiro (22%).

Se em 2019 foi assim, imagina como será o resultado de 2020? Ainda mais com uma pandemia que ninguém estava esperando.

Mas não se preocupe, existe um método que vai te ajudar a tirar do papel, planejar e executar as metas com precisão e eficácia (mesmo em meio à pandemia).

Eu estou falando sobre as metas SMART! Uma vez que você começa a usar esse método, é difícil parar.

Continue lendo este conteúdo que eu vou te explicar como usar as metas SMART.

O que são e para que servem as metas SMART?

Podemos definir as metas SMART como um método de definição de metas baseadas em: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).

Pense nesses 5 fatores como um checklist. A ideia é que, ao estabelecer uma meta, ela preencha e atenda aos requisitos referente a todos esses fatores. 

Partindo do princípio que a criação de uma meta é uma forma de estimular os envolvidos em prol de um objetivo em comum, sendo assim o uso do método das metas SMART pode ser a ferramenta que vai fazer a diferença nos resultados do seu negócio.

Então, tenha em mente que é preciso constante acompanhamento e melhorias contínuas, beleza?

Até porque, hoje em dia, principalmente na área das agências de marketing digital, a concorrência é feroz!

Agora, vamos para a parte prática! Para usar o método das metas SMART, primeiro é preciso entender o que significa cada um dos 5 fatores:

S (Specific ou específica)

Todos os envolvidos precisam entender, de forma clara e igual, do que se trata.

Para ser específica, uma meta deve responder algumas perguntas, como por exemplo:

  1. O que eu quero alcançar com essa meta?
  2. Quem será ou quem serão os responsáveis por ela?
  3. Onde ela será realizada?
  4. Como ela será conquistada?
  5. Por que ela deve ser seguida?

O que acha de construirmos um case para melhorar o entendimento das Metas SMART?

Digamos que a sua agência deseja aumentar a conversão bimestral de clientes online em 15%.

Será que ela é específica? Confira as respostas!

  1. Aumentar a conversão de clientes.
  2. A equipe de Marketing.
  3. Online.
  4. Com divulgação de conteúdo relevante e captura de leads.
  5. A agência quer aumentar a conversão de clientes online.

Percebeu como agora é uma meta realmente específica? Está muito claro do que se trata.

M (Measurable ou mensurável)

Uma meta só faz sentido se puder ser medida, não é mesmo?

Então, seguindo o case usado anteriormente, a meta precisa responder as perguntas:

  1. Qual é o resultado esperado?
  2. Quanto tempo será necessário para a equipe alcançar a meta?

As respostas:

  1. Aumento de 15% na conversão bimestral de clientes online.
  2. 6 meses.

Agora, a pergunta passa a ser: será que ela é atingível? Esse é o nosso próximo fator!

A  (Attainable ou atingível)

É exatamente nesse ponto que a maioria das empresas erram. Muitas vezes estipulam metas inatingíveis e isso só desmotiva e frustra quem está envolvido no processo.

É fundamental, antes de estabelecer a meta, pensar nestas duas perguntas:

  1. É possível bater a meta baseado no histórico da empresa?
  2. Qual a opinião dos envolvido no processo?

As respostas dessas perguntas serão uma espécie de ‘validadores’ para a sua meta.

R (Relevant ou relevante)

Uma boa meta gera efeito e impacta, positivamente, os números do seu negócio.

Ela precisa fazer diferença para a sua empresa, beleza?

Neste fator, é importante entender se é o momento certo para a meta proposta e se as forças de trabalho e ferramentas do seu negócio vão de encontro a ela.

A meta que mencionamos em nosso case (aumentar a conversão bimestral de clientes online em 15%) com certeza gera impacto na empresa, uma vez que mais clientes significa aumento de faturamento.

T (Time based ou temporal)

Atenção! Esse fator é MUITO importante. Metas sem prazos se perdem ao longo do caminho e não chegam a lugar nenhum.

O case de aumentar a conversão bimestral de clientes online em 15% vai precisar de um cronograma das datas que serão fundamentais para que a meta seja alcançada.

Vamos supor que 6 meses sejam necessários para o cumprimento da meta. Esses 6 meses precisam ser uma espécie de linha do tempo que contará com ‘checkpoints’ para acompanhar o andamento da meta. Podem ser semanais, a cada 10 dias e por aí vai. O importante é o acompanhamento constante e, caso necessário, fazer ajustes ao longo do caminho.

Percebeu que com o exemplo que usamos ficou mais fácil de entender o funcionamento do método de metas SMART?

Agora, repasse cada fator que citamos respondendo às perguntas e reflexões para colocar em prática as metas SMART no seu negócio (e em outras áreas da sua vida também)!

Lembre-se que para aplicar no seu negócio, é fundamental a participação de todos os envolvidos, pois gera engajamento e comprometimento para alcançar o objetivo em comum.

Curtiu o conteúdo?! Me conte nos comentários qual será a sua primeira Meta Smart.

Tags: ferramentaMetas Smartplanejamento

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