As metas SMART são fundamentais para quem quer tirar as metas (de todos os tipos) do papel, ela pode ser o que estava faltando na sua empresa (e na sua vida).
Você já percebeu como estamos cercados de informações o tempo todo?
Vida social, vida profissional, vida pessoal…
Às vezes, cansamos só de pensar na infinidade de tarefas e compromissos que precisamos cumprir, não é mesmo?
Pense na sua vida profissional, por exemplo, quantas vezes você se perdeu ao longo do caminho para cumprir uma meta?
Metas muito genéricas e amplas não vão melhorar a sua produtividade e certamente nem os resultados do seu negócio.
Dados para você colocar as metas SMART em prática
Uma pesquisa feita pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) apontou que 83% dos entrevistados não conseguiram realizar alguma das metas planejadas para 2019, em especial juntar dinheiro (22%).
Se em 2019 foi assim, imagina como será o resultado de 2020? Ainda mais com uma pandemia que ninguém estava esperando.
Mas não se preocupe, existe um método que vai te ajudar a tirar do papel, planejar e executar as metas com precisão e eficácia (mesmo em meio à pandemia).
Eu estou falando sobre as metas SMART! Uma vez que você começa a usar esse método, é difícil parar.
Continue lendo este conteúdo que eu vou te explicar como usar as metas SMART.
O que são e para que servem as metas SMART?
Podemos definir as metas SMART como um método de definição de metas baseadas em: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).
Pense nesses 5 fatores como um checklist. A ideia é que, ao estabelecer uma meta, ela preencha e atenda aos requisitos referente a todos esses fatores.
Partindo do princípio que a criação de uma meta é uma forma de estimular os envolvidos em prol de um objetivo em comum, sendo assim o uso do método das metas SMART pode ser a ferramenta que vai fazer a diferença nos resultados do seu negócio.
Então, tenha em mente que é preciso constante acompanhamento e melhorias contínuas, beleza?
Até porque, hoje em dia, principalmente na área das agências de marketing digital, a concorrência é feroz!
Agora, vamos para a parte prática! Para usar o método das metas SMART, primeiro é preciso entender o que significa cada um dos 5 fatores:
S (Specific ou específica)
Todos os envolvidos precisam entender, de forma clara e igual, do que se trata.
Para ser específica, uma meta deve responder algumas perguntas, como por exemplo:
- O que eu quero alcançar com essa meta?
- Quem será ou quem serão os responsáveis por ela?
- Onde ela será realizada?
- Como ela será conquistada?
- Por que ela deve ser seguida?
O que acha de construirmos um case para melhorar o entendimento das Metas SMART?
Digamos que a sua agência deseja aumentar a conversão bimestral de clientes online em 15%.
Será que ela é específica? Confira as respostas!
- Aumentar a conversão de clientes.
- A equipe de Marketing.
- Online.
- Com divulgação de conteúdo relevante e captura de leads.
- A agência quer aumentar a conversão de clientes online.
Percebeu como agora é uma meta realmente específica? Está muito claro do que se trata.
M (Measurable ou mensurável)
Uma meta só faz sentido se puder ser medida, não é mesmo?
Então, seguindo o case usado anteriormente, a meta precisa responder as perguntas:
- Qual é o resultado esperado?
- Quanto tempo será necessário para a equipe alcançar a meta?
As respostas:
- Aumento de 15% na conversão bimestral de clientes online.
- 6 meses.
Agora, a pergunta passa a ser: será que ela é atingível? Esse é o nosso próximo fator!
A (Attainable ou atingível)
É exatamente nesse ponto que a maioria das empresas erram. Muitas vezes estipulam metas inatingíveis e isso só desmotiva e frustra quem está envolvido no processo.
É fundamental, antes de estabelecer a meta, pensar nestas duas perguntas:
- É possível bater a meta baseado no histórico da empresa?
- Qual a opinião dos envolvido no processo?
As respostas dessas perguntas serão uma espécie de ‘validadores’ para a sua meta.
R (Relevant ou relevante)
Uma boa meta gera efeito e impacta, positivamente, os números do seu negócio.
Ela precisa fazer diferença para a sua empresa, beleza?
Neste fator, é importante entender se é o momento certo para a meta proposta e se as forças de trabalho e ferramentas do seu negócio vão de encontro a ela.
A meta que mencionamos em nosso case (aumentar a conversão bimestral de clientes online em 15%) com certeza gera impacto na empresa, uma vez que mais clientes significa aumento de faturamento.
T (Time based ou temporal)
Atenção! Esse fator é MUITO importante. Metas sem prazos se perdem ao longo do caminho e não chegam a lugar nenhum.
O case de aumentar a conversão bimestral de clientes online em 15% vai precisar de um cronograma das datas que serão fundamentais para que a meta seja alcançada.
Vamos supor que 6 meses sejam necessários para o cumprimento da meta. Esses 6 meses precisam ser uma espécie de linha do tempo que contará com ‘checkpoints’ para acompanhar o andamento da meta. Podem ser semanais, a cada 10 dias e por aí vai. O importante é o acompanhamento constante e, caso necessário, fazer ajustes ao longo do caminho.
Percebeu que com o exemplo que usamos ficou mais fácil de entender o funcionamento do método de metas SMART?
Agora, repasse cada fator que citamos respondendo às perguntas e reflexões para colocar em prática as metas SMART no seu negócio (e em outras áreas da sua vida também)!
Lembre-se que para aplicar no seu negócio, é fundamental a participação de todos os envolvidos, pois gera engajamento e comprometimento para alcançar o objetivo em comum.
Curtiu o conteúdo?! Me conte nos comentários qual será a sua primeira Meta Smart.