As estratégias de Inbound Marketing podem ser um ótimo combustível para alavancar os resultados do seu negócio
A empresa americana Hubspot criou, em 2006, o conceito de Inbound Marketing. Segundo a HubSpot, “Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”.
Este conceito ganhou força a partir do ano de 2010 com o livro ‘Inbound Marketing: Seja Encontrado usando o Google, a Mídia Social e os Blogs’ escrito por Brian Halligan e Dharmesh Shah, da empresa americana Hubspot.
Mas, afinal, o que é Inbound Marketing?
Se fizermos uma tradução livre, poderíamos chamar de “marketing de atração”. E esse nome faz muito sentido. Sabe por quê?
Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de médio a longo prazo que visa atrair voluntariamente os consumidores para as plataformas de uma empresa – que pode incluir site oficial, grupos em ferramentas de mensagens, páginas e perfis nas redes sociais.
Inbound Marketing divide suas estratégias em 7 etapas: planejar, atrair, converter, vender, encantar, analisar e continuar.
Todos as etapas citadas precisam conter conteúdos relevantes para o seu público-alvo. Pois, é através delas que você conseguirá atrair a atenção do consumidor e criará uma relação com ele, sempre visando a conversão.
Atenção! Publicidade e propaganda não fazem parte das estratégias de Inbound Marketing.
Na publicidade e propaganda (Outbound Marketing), quem procura o cliente é a empresa. No Inbound Marketing, quem procura a empresa é o cliente.
Mesmo tendo o ‘lucro’ como um objetivo em comum, são estratégias completamente diferentes.
Mas, então, para que serve o Inbound Marketing?
As estratégias de Inbound Marketing ajudam uma empresa a educar sua audiência e seus potenciais cliente. Uma vez que o conteúdo relevante gerado é fundamental para que a empresa se torne referência em determinado tema.
Do mesmo modo, um outro ponto muito positivo para implantar o Inbound Marketing no seu negócio é que todas as ações podem ser medidas. Isso facilita – e muito – o acompanhamento e otimização das suas campanhas. Com essas informações, é possível fazer os devidos ajustes a fim de ter um melhor ROI (retorno sobre investimento).
Portanto, o Inbound Marketing será fundamental para as seguintes ações:
- Aumentar a visibilidade de seu negócio;
- Atrair clientes em potencial;
- Diminuir o custo de aquisição de clientes;
- Tornar sua empresa referência no mercado;
- Otimizar o funil de vendas, trazendo resultados previsíveis e crescentes ao longo do tempo.
Por que implementar no seu negócio?
Acredite: usar estratégias de Inbound Marketing no seu negócio pode ser a ‘virada de jogo’ que está faltando para melhorar seus resultados.
Por isso, a utilização dessas estratégias tem um melhor ROI (retorno sobre investimento). Compare com as estratégias tradicionais (como rádios, jornais, revistas e TV), as ações de Inbound Marketing vão te permitir saber exatamente o quanto do seu investimento foi revertido em novos clientes ou mais acessos ao seu blog, por exemplo.
Será muito mais fácil acompanhar cada etapa para verificar se os objetivos foram alcançados. Caso contrário, ajuste o que for necessário.
Um outro motivo para você não deixar de implementar o Inbound Marketing no seu negócio é a melhora da sua relação com a audiência. Sabe por quê?
Ao atrair os potenciais clientes com conteúdo de valor, você os educa, informa, fortalece a sua marca, gera uma espécie de fidelização, bem como aumenta suas oportunidades de vendas.
Dessa forma, você já percebeu onde serão os impactos diretos de tudo isso, né? NOS SEUS RESULTADOS.
Ainda não está convencido?
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estudou o perfil e os hábitos de compra de consumidores digitais das 27 capitais brasileiras. Os dados apontaram que 97% buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas.
Então, fala a verdade: o que você está esperando para usar as estratégias de Inbound Marketing no seu negócio?
Aperte aqui e descubra como aplicar os 7 passos do Inbound Marketing (planejar, atrair, converter, vender, encantar, analisar e continuar) na sua agência.
Sendo assim, as estratégias de Inbound Marketing permitem que você acompanhe cada passo da jornada de compra do seu cliente, o que é fundamental para identificar pontos que precisam ser ajustados ou alterados.
Gerando conteúdo de valor, você atrai potenciais clientes, os educa, informa, fortalece a sua marca, gera uma espécie de fidelização e, consequentemente, aumenta suas oportunidades de vendas.