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Funil de Vendas: o que é?

Igor Moraes by Igor Moraes
30 de novembro de 2020
in Gestão, Marketing Digital
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Funil de Vendas: o que é?
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Funil de vendas é a ferramenta responsável por mostrar o caminho percorrido pelo cliente até a decisão de compra, este processo é fundamental para alavancar os resultados da sua agência.

Quando um profissional que lida com vendas, independente da área de atuação, é questionado sobre o caminho percorrido por seu cliente até a decisão de compra, muitas vezes acaba percebendo que essas informações não são tão claras (ou óbvias). Assim, faz com que ele fique sem saber qual é, realmente, a trajetória seguida pelo cliente antes de adquirir ou contratar seu produto, ou serviço.

E é para isso que o Funil de Vendas existe. Seja qual for o tamanho da sua agência, a utilização desse processo vai te ajudar a entender muito melhor como acontece a jornada de compra do cliente e o que fazer para ajustá-la e conquistar resultados cada vez melhores.

Se você ainda não aplica o Funil de Vendas na sua agência, está perdendo tempo e clientes, ou seja, seus resultados poderiam estar ainda melhores.

Mas afinal o que é Funil de vendas?

Funil de vendas representa o conjunto de etapas da jornada do cliente na sua empresa, ou seja, o caminho percorrido pelo cliente até fechar a compra.

É importante ressaltar que nenhum processo de compra é homogêneo. As pessoas têm experiências e vivências diferentes por isso, é fundamental que as etapas do processo sejam acompanhadas. 

O funil de vendas possui três etapas:

Topo do funil: nesta etapa, o potencial cliente até então desconhecia o seu produto/serviço e nem sabia que precisava dele. Ele é um visitante que chegou até o seu conteúdo e você não tem informação sobre ele. É fundamental oferecer conteúdo de valor para que, no futuro, ele se converta em lead;

Meio do funil: aqui, o potencial cliente já reconheceu que possui um problema. O seu papel é apresentar ferramentas e caminhos para ajudá-lo. Para ter o conteúdo de valor oferecido anteriormente, o visitante forneceu suas informações e se tornou um lead. É fundamental estabelecer uma relação de confiança para mostrar que você pode ajudá-lo de verdade e não que deseja vender de qualquer jeito; 

Fundo do funil: se o lead chegou até aqui, é porque está qualificado para receber um contato sobre venda. Afinal, ele sabe que tem um problema e não conseguirá resolver sozinho. Etapa perfeita para mostrar que o seu produto/serviço é a solução procurada. 

Por que o funil de vendas é importante?

No caso de agências focadas em marketing digital, por exemplo, o funil de vendas é fundamental para estratégias como as de Inbound Marketing [inserir link blog com texto sobre o tema] gerarem os resultados esperados, uma vez que é a melhor maneira para entender os motivos dos potenciais clientes optarem (ou não) pelo seu produto ou serviço.

Além disso, também permitirá aproveitar melhor as oportunidades que surgirem pelo caminho, aumentando a produtividade e otimizando a gestão de todas as etapas e processos. 

Então, não perca tempo. Pare, analise as atividades do seu negócio e comece a implantar as etapas do Funil de Vendas agora mesmo.

É comum as pessoas pensarem “vai dar muito trabalho” antes mesmo de tentar implementar um novo processo ou tentar enxergar uma solução de uma nova perspectiva, mas eu te garanto que os resultados que você poderá conquistar serão incríveis.

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