Precificar os serviços é um dos grandes desafios de muitas eugências por isso, precisa ser organizado e planejado, para ser bem-sucedido.
Um dos maiores desafios, seja com agências grandes ou pequenas, é sobre precificar os serviços oferecidos. Muitos profissionais se sentem perdidos sem saber como calcular os valores e no que se basear para isso, por exemplo.
Quando você sabe como calcular e precificar o seu trabalho, você tem mais segurança na hora de fechar um contrato.
Para construir o seu preço e começar a entender melhor sobre o assunto, é importante saber que apesar de fazer pesquisas, benchmarking e usar o valor de outros profissionais como base, vale lembrar que cada profissional e agência está em momentos diferentes de estudo, carreira e experiência, além de outros fatores, como a localidade.
Logo, a percepção de valor que os clientes têm do serviço que você oferece conta muito, ou seja, vai muito além do que apenas um cálculo orçamentário.
Pode ser clichê, mas é sempre bom lembrar: preço e valor não são a mesma coisa. Preço é o que você paga, valor é o que você leva.
Se você quer cobrar mais, logo quer saber qual é a percepção de valor que você está gerando para o seu cliente que justifique ele pagar mais.
Portanto, o objetivo deste conteúdo é te ajudar a precificar os serviços da sua agência de forma organizada e planejada para alcançar resultados cada vez melhores.
Antes de aprofundarmos sobre como precificar os serviços, você precisa:
1. Definir como o seu serviço será cobrado
Projeto pontual
No modelo job a job, a remuneração traz um valor que cobre todas as atividades envolvidas em uma ação isolada (com começo, meio e fim), além da margem de lucro da eugência. Por exemplo, desenvolver um aplicativo específico.
Fee mensal
Neste formato, o cliente paga um valor fixo por mês de acordo com o calendário de ações e campanhas para um período determinado de tempo, considerando também uma margem de lucro da eugência. É um modelo escalável e com previsibilidade. Por exemplo, gestão das estratégias de negócio do seu cliente.
Success fee
Aqui são previstos prêmios por resultados obtidos a partir da definição de metas diversas preestabelecidas em contrato – como geração de Leads ou número de vendas. A remuneração por resultados se torna um complemento de receita para eugência. Aliás, sem o planejamento e acompanhamento certo, se tornar um modelo arriscado.
2. Definir qual será a estratégia utilizada para precificar os serviços
Existem diversas estratégias que você pode avaliar na hora de considerar a construção do preço dos seus serviços. Essas estratégias são nomeadas por Marcos Cobra no livro Marketing básico: uma abordagem brasileira e é fundamental que você as análise para saber qual irá se encaixar melhor na realidade da sua eugência.
Confira algumas delas:
- Premium: os preços são altos, pois os serviços oferecidos são de alta qualidade e o objetivo é atingir a faixa alta do mercado.
- Estratégia de Penetração: os serviços oferecidos são de alta qualidade, buscando uma rápida penetração no mercado, com um preço um pouco abaixo do mercado. Geralmente. é comum nas agências que estão começando.
- Estratégia de Super Barganha: a ideia aqui é de fato barganhar. Você oferece serviços de alta qualidade com preços baixos e benefícios para os distribuidores, visando uma entrada rápida no mercado.
- Estratégia de Preços Altos: neste caso, o serviço oferecido tem uma qualidade média, mas você coloca um preço alto, buscando valorizar o valor do seu serviço e lucrar de forma mais rápida.
- Qualidade Média ou comum: aqui você oferece o preço que o seu serviço vale.
- Estratégia de Barganha: nessa opção você entrega um serviço de qualidade média com um preço baixo para os consumidores e distribuidores.
- “Bater e Correr” é quando oferecem um produto de baixa qualidade com preço alto. É vender e sair do mercado, rapidamente.
- Estratégia de Artigos de Qualidade Inferior: oferecer um serviço de baixa qualidade com um preço médio, onde você se beneficia da marca.
- Estratégia de Preços Baixos: o objetivo aqui é a quantidade, você vende com preço baixo e entrega um serviço de baixa qualidade.
Portanto, não é sobre quantidade é sobre a qualidade do cliente que você traz para sua agência.
Após refletir e decidir qual é a melhor estratégia a ser utilizada na sua eugência, você precisa dar continuidade ao projeto.
Para ter um bom planejamento e conseguir as informações necessárias para começar a calcular os preços dos serviços que serão prestados pela sua eugência, você precisa:
Listar todas as atividades feitas por você e o tempo médio:
Organize bem esta parte, pois nela você saberá o passo a passo do projeto, identificará as atividades em andamento e os colaboradores que estão envolvidos.
Confira alguns softwares para monitoramento de tempo podem te ajudar com isso:
Não se assuste! No começo pode ser complicado, mas lá na frente vai ser fundamental para alcançar bons resultados.
Calcular custo de mão de obra:
Calcular o custo total da hora/trabalho dos profissionais envolvidos. Ao passo que, por ser uma eugência, serão as suas horas/trabalho.
Mesmo que você não tem uma estrutura física, ou uma sala e trabalha de casa há custos para você realizar determinado job, como, por exemplo: aluguel, condomínio, telefone e internet.
Para saber esse cálculo, você pode solicitar ao seu contador ou utilizar uma calculadora on-line.
Percentual de Custos Fixos:
- Calcule o custo fixo médio (CFM) da sua agência nos últimos 06 meses;
- Calcule também a receita bruta (RBM) média dentro desse período;
- Divida o custo fixo médio pela receita bruta média e multiplique em seguida por 100.
Por Exemplo:
CF% = (R$ 2.000,00 / R$ 16.000,00) x 100
CF% = 12,50%
Sendo assim, cada serviço vendido deverá suportar com 12,50% dos custos fixos, através de suas vendas.
Margem de lucro
Leve em consideração:
- O momento do cliente;
- Do seu relacionamento com o cliente;
- O momento do seu negócio;
- Margem de negociação;
- Média de Mercado (atualmente gira em torno de 40% e 60%).
Impostos
Mesmo não gostando muito, é preciso entender sobre os impostos.
Verifique com seu contador os impostos envolvidos na prestação de serviço:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real;
- CNAE.
Atenção! Normalmente, o percentual que varia de 6% a 17%.
FÓRMULA FINAL: CUSTO DE MÃO DE OBRA + PERCENTUAL DE CUSTOS FIXOS + MARGEM DE LUCRO + IMPOSTOS = PREÇO FINAL DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
Atenção aos pontos importantes:
- Verifique se não serão necessários gastos extras como contratar um profissional ou usar uma ferramenta;
- Liste todos os impostos que serão pagos de acordo com o serviço prestado, aqui vale a ajuda de um contador;
- Defina sua margem de lucro.
A Contabilizei, plataforma online para serviços contábeis, pode te ajudar muito nessa caminhada.
Pode parecer complicado, mas quando você organiza e planeja o processo de precificação dos serviços da sua eugência, fica muito mais fácil saber quanto e como cobrar.
O universo das agências tem ganhado cada vez mais adeptos. Seja pela liberdade geográfica, possibilidade de ganhos ilimitados, melhora da saúde emocional ou até por ser dono do seu negócio. A liberdade de precificação dos serviços oferecidos contribui muito para isso e pode ser que seja o que está faltando no seu negócio.
Sendo assim, não perca tempo e comece a organizar e planejar agora mesmo a precificação dos serviços oferecidos pela sua eugência.