Aposte neste conjunto de estratégias de Inbound Marketing para alcançar resultados de forma consistente e otimizada.
Se você é uma eugência, ou seja, é o dono e a equipe responsável por todos os processos da sua agência ao mesmo tempo. Então, as estratégias de Inbound Marketing podem ser o que estava faltando para gerar resultados ainda melhores para os seus clientes e, consequentemente, para você.
Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de médio a longo prazo que tem o objetivo de atrair voluntariamente os consumidores para as plataformas de uma empresa – que pode incluir site oficial, grupos em ferramentas de mensagens, páginas e perfis nas redes sociais.
Essas estratégias precisam conter conteúdos relevantes para o público-alvo em questão, pois assim você conseguirá atrair a atenção do consumidor e criar uma relação com ele, sempre visando a conversão, através dos conteúdos.
Atenção! Publicidade e propaganda não fazem parte das estratégias de Inbound Marketing, beleza?
Principais motivos para começar aplicar agora mesmo as estratégias de Inbound Marketing e gerar ainda mais resultados para os seus clientes:
- Aumentar a visibilidade do negócio dos seus clientes;
- Atrair clientes em potencial para eles;
- Diminuir o custo de aquisição de clientes;
- Tornar o negócio deles referência no mercado;
- Otimizar o funil de vendas, trazendo resultados previsíveis e crescentes ao longo do tempo.
Para tudo! Já pensou em como os seus clientes ficariam satisfeitos ao obter resultados cada vez melhores?
Então, confira 7 passos para usar as estratégias de Inbound Marketing na sua eugência!
Passo 1: Planejar
Esta é a fase de envolver todos os responsáveis. Portanto, é a hora de dividir responsabilidades e avaliar se possuem as informações e materiais necessários para seguir em frente.
Aliás, que tal fazer reuniões de acompanhamento? Além de ser muito importante, possibilita identificar como tudo está sendo feito.
Então, um outro motivo que faz com que seja tão importante planejar é aquela famosa questão de ‘gerenciamento de expectativa’. Ninguém quer começar um projeto com uma expectativa X e, ao final dele, não chegar nem perto do que desejava.
Passo 2: Atrair
Esta é a primeira etapa prática do Inbound Marketing. O foco aqui é que as pessoas cheguem até você por livre e espontânea vontade, através de um conteúdo de muito valor. Ou seja, elas são atraídas porque querem consumir seu conteúdo.
Mas quais canais usar para distribuir esses conteúdos?
- Marketing de Conteúdo: como falamos anteriormente, é fundamental para despertar o interesse do seu público que seja criado um conteúdo de valor;
- Blog: após a definição do planejamento das estratégias de marketing de conteúdo, este canal é responsável por oferecer um conteúdo que se identifique com a sua audiência;
- Mídias sociais: estes canais serão seus aliados para divulgar seus conteúdos e fortalecer a marca da sua empresa;
- Site: um canal onde a sua audiência pode, de forma espontânea, acessar para ver o quais produtos e serviços são oferecidos pela sua empresa;
- SEO: significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) e a sua missão é fazer com que o seu site apareça nas primeiras páginas de resultado do Google.
Passo 3: Converter
Nossa missão até o momento foi atrair pessoas de forma espontânea, certo? Enquanto estabelecemos esse relacionamento, é preciso usar ferramentas para fazer com que esses visitantes passem a ser os seus leads.
Assim, a melhor ferramenta para te ajudar nesta etapa é:
Landing pages: sua missão é fazer com que o visitante ‘adquira’ um material rico seu ao dar suas informações pessoais como nome, e-mail e telefone.
-Dentro da sua landing page você precisa ficar atento a alguns pontos:
Formulários: são as informações que você pede ao lead na landing page.
Call to action (CTA): significa Call to Action (chamada à ação). As chamadas precisam ser chamativas (se diferenciar do resto da página), pois a intenção é que os visitantes enviem seus dados (podem ser feitos com botões ou links);
Demais pontos de atenção:
CRM: significa Customer relationship management (Gestão de relacionamento com o cliente) e é um nicho de software que te ajuda a ter as informações de contato dos seus leads organizados em uma central.
CRO: significa Conversion Rate Optimization (Otimização da taxa de conversão) é uma prática para permitir que suas conversões sigam aumentando e nunca diminuindo.
Passo 4: Vender
Nesta fase, você precisa conhecer ainda melhor o seu cliente, ou seja, a sua persona.
Entenda que a persona é a representação fictícia que reúne as características que um cliente poderia ter.
Mas quais são as melhores ferramentas para usar nesta etapa?
Automação de marketing: como podem ser personalizadas, as ferramentas de automação vão te permitir criar um relacionamento próximo com a persona, já que podem ser personalizadas;
E-mail marketing: o e-mail marketing vai te permitir continuar despertando o interesse dos leads de forma prática sem deixar de ser personalizado;
Nutrição de leads: é a sequência de e-mails marketing responsáveis por fazer com que o seu lead fique cada vez mais perto de comprar;
Lead scoring: o lead scoring serve para, através de uma pontuação, ajudar a saber quais leads merecem atenção especial da equipe comercial.
Passo 5: Encantar
Chegar até esta fase mostra que as suas estratégias de Inbound Marketing estão tendo efeito. Portanto, um cliente que compra, além de poder ser um cliente recorrente, pode ser um caminho para a chegada de outros clientes.
Um cliente satisfeito e encantado é uma espécie de agente promotor da sua marca.
Mas o que fazer para encantar seus clientes?
Sucesso do Cliente: se comprometa a acompanhar o pós-venda ao cliente, pois quando ele tem resultado com o seu produto ou serviço, se torna um case de sucesso que pode vir a comprar novos produtos ou serviços ou inspirar que outras pessoas façam o mesmo;
Relacionamento vivo: continue nutrindo os clientes com conteúdo de valor (redes sociais, newsletter…). É uma maneira de seguir fortalecendo a marca da sua empresa.
Passo 6: Analisar
Para gerar resultados ainda melhores, esse é o momento de identificar o que poderia ter sido diferente.
Dica extra: as ferramentas de web analytics podem ser grandes aliadas nesta fase. Uma das mais conhecidas é o Google Analytics, pois você consegue informações que podem fazer a diferença em uma análise mais profunda, além de serem usadas como base para formular novas estratégias de Inbound Marketing.
Passo 7: Continuar
Se você encontrou algo que não funcionou, corrija para usar na nova estratégia.
Se identificou algo que deu muito certo, entenda os motivos para seguir acertando.
As estratégias de Inbound Marketing demandam testes. Pode ser que não dê certo de primeira, mas isso não é o fim do mundo. É uma oportunidade para ajustar o que precisa ser melhorado e continuar em frente.
Agora eu te pergunto: o que você está esperando para colocar essas estratégias em prática?
Mãos à obra!