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Análise SWOT: o que é, como fazer e para que serve

Igor Moraes by Igor Moraes
10 de novembro de 2020
in Ferramentas, Marketing Digital
0
Análise SWOT: o que é, como fazer e para que serve
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A análise SWOT é uma ferramenta que pode ser a sua maior aliada na hora de tomar decisões, para melhorar os resultados do seu negócio.

Eu aposto que você, seja na vida pessoal ou profissional, já se deparou com uma situação em que precisava tomar uma decisão.

É normal. Pare e pense: o tempo todo estamos tomando uma decisão. Seja o caminho que escolhemos para ir a algum lugar, a roupa que vestimos, o tipo de apresentação que fazemos no trabalho e por aí vai.

Pequena ou grande, a verdade é que toda decisão tem um impacto em nossa vida. Alguns grandes e perceptíveis e outros talvez passem até despercebidos.

Mas imagina em uma empresa? Algumas decisões podem ser mais arriscadas do que as outras e acabar gerando impacto direto nos resultados.

E é aí que entra a ferramenta estratégica conhecida como Análise SWOT.

Análise SWOT?

O conceito da ‘Análise SWOT’ foi atribuído ao consultor de empresas Albert Humphrey, da Universidade de Stanford (EUA). Na década de 60, ele liderou um projeto de análise das 500 maiores empresas do país.

A ferramenta em questão analisa possíveis cenários para tomada de decisões levando em consideração 4 fatores: strengths, weaknesses, opportunities e threats (por isso o ‘SWOT’ – inicial de cada palavra). Em português são as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças (‘FOFA’ – inicial de cada palavra).

Continue lendo o conteúdo para aprender, de forma definitiva, como fazer e para que serve a análise SWOT.

Como fazer a Análise SWOT para tomar uma decisão na sua empresa?

Mas muita calma nessa hora! Se você nunca fez antes, fica tranquilo porque a missão da AgPro+ é te ajudar a colocar em prática ações que vão impactar positivamente no seu negócio.

Então, vamos lá!

Como citamos anteriormente, os 4 fatores levados em conta são as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Então, tenha em mente que as forças e fraquezas são referentes ao ‘tomador da decisão’ (você e sua empresa). Quando falamos das oportunidades e ameaças, são fatores externos porque estão fora do seu controle, concorda?

Por isso, na análise SWOT, usamos dois cenários: ambiente interno (para o que diz respeito a você e sua empresa) e ambiente externo (para o que está fora do seu controle).

PPara ter resultado, a análise SWOT precisa ter todo o detalhamento possível, portanto não deixe de incluir essa estratégia no seu planejamento.

Então, comece pelo ambiente interno:

Forças

Este fator engloba as vantagens que a sua empresa tem perante seus concorrentes. São os diferenciais do seu negócio, beleza?

Algumas perguntas para te ajudar:

  • Qual é o produto/serviço que eu tenho de melhor? 
  • Qual é o maior diferencial competitivo?
  • E os seus clientes? Estão satisfeitos?

Fraquezas

Este fator engloba os pontos que podem impactar negativamente a sua empresa. Por isso, é fundamental que seja feita de forma muito sincera. Nada no mundo é perfeito, certo?

Este é o momento de identificar e colocar essas fraquezas ‘para jogo’.

Feito isso, é o momento de analisá-las individualmente. Assim, caso não possam ser resolvidas rapidamente, é bom, ao menos, buscar caminhos que reduzam seus efeitos.

Algumas perguntas para te ajudar:

  • O cliente escolheu o concorrente? Por quê?
  • Estou com a equipe certa para fazer esse trabalho?
  • Por que não estou tento retorno dos meus clientes?

Agora, vamos para o ambiente externo.

Oportunidades

As oportunidades são consideradas fatores externos que podem impactar positivamente a sua empresa. Mesmo sem conseguir controlá-las, você poderá usá-las.

Atenção! Como o próprio nome já diz, é uma oportunidade, ou seja, pode surgir a qualquer momento. Então, esteja preparado!

Ameaças

As Ameaças são consideradas fatores externos que podem impactar/influenciar negativamente a sua empresa. Por isso, você precisa pensar quais são os seus medos e, caso aconteçam, o que poderia ser feito. 

Pense sempre um passo à frente. Pode ser alguma invasão de hackers no sistema, uma catástrofe mundial, uma pandemia sem aviso prévio e por aí vai.

Mas afinal para que serve a Análise SWOT?

Esta ferramenta é muito importante na hora de estruturar as estratégias da sua empresa. E mesmo você achando que pode fazer uma análise que não seja essa, vai por mim, a análise SWOT vai englobar, confrontar e mostrar os fatores que fazem parte do ambiente interno e externo. 

Além disso, a chance de você esquecer algo é muito menor, pois terá a visão do ‘todo’ e de ‘fora’, o que contribui para que todo o processo seja feito com imparcialidade e de forma organizada.

Além disso, se você ainda não está convencido, vou te dar mais 5 motivos para aplicar a análise SWOT no seu negócio:

  • Fornece informações para que as expectativas sejam mais realistas;
  • Possibilita entender os seus concorrentes e o mercado como um todo;
  • Permite embasamento para a tomada de decisão (pequenas ou grandes);
  • Motiva e gera união dos envolvidos no processo;
  • Estrutura estratégias cada vez mais eficientes para a sua empresa. 

Com todas essas boas razões, me conta: agora eu te convenci, né?

E aí? Curtiu o conteúdo?

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Tags: Análise SWOTFerramentasplanejamento

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