Conhecer os principais erros de uma eugência vai permitir que você esteja atento para que eles não influenciem nos resultados.
Já parou para imaginar se fosse possível identificar um erro na sua eugência antes mesmo que ele aconteça?
No trabalho ou na vida pessoal, se pudéssemos conhecer um erro antes dele acontecer, o mundo seria um lugar bem melhor, não é mesmo?!
Infelizmente isso não é possível na vida pessoal, mas e se eu te disser que a AgPro+ consegue te ajudar a evitar os principais erros que uma eugência pode cometer?!
O mercado de marketing digital não para de crescer. Uma empresa ou um produto, ou serviço sem presença digital dificilmente consegue se destacar entre os demais.
É neste cenário que as eugências vem conquistando uma parcela significativa do mercado. Em 2018, eram 11,6%. Em 2020, já são 17,47%.
Se você já tem uma eugência ou pretende abrir uma, confira abaixo os 7 maiores erros e fique atento para não cometê-los.
Falta de planejamento
Antes de tudo, não cometa esse erro. É fundamental ter um planejamento da sua eugência. Entender seu público-alvo, saber quem é a sua persona, identificar o perfil do seu cliente ideal.
É importante que você entenda as expectativas do mercado para o que você vai entregar.
Planejamento também engloba investimento: de tempo e de dinheiro. Então, planeje sempre!
É fundamental ter um plano de negócio. Muitas agências começam em um ritmo frenético, pulam essa etapa e acabam cometendo o erro de não ter um planejamento.
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Fazer promessas que não se pode cumprir
Infelizmente, muitas empresas fazem isso. Esse tipo de atitude faz com que o cliente te enxergue com maus olhos. É fundamental que as ações a serem realizadas sejam planejadas de forma que os prazos sejam respeitados e você consiga cumprir a promessa de entrega feita.
A organização é essencial nessa etapa, pois ajuda a evitar atrasos e manter as demandas com os prazos em dia.
Mostre ao cliente que você tem o conhecimento necessário para entregar o que ele precisa.
Comprometer a campanha com erros de briefing
Um bom briefing é uma espécie de bússola para qualquer trabalho, principalmente para campanhas de marketing.
Esse documento precisa ter todas as informações necessários para o serviço ser executado. Um bom briefing te ajuda a apresentar ao cliente a real solução que ele precisa.
Um briefing errado pode comprometer o seu relacionamento com o cliente. Então, comprometa-se a fazer um briefing de forma completa para evitar retrabalho.
Processo de vendas sem estrutura
Muitas agências nem tem um processo de vendas estruturado.
Quando você tem um processo de vendas estruturado, você consegue ter mais previsibilidade e escalabilidade.
Invista tempo em estruturar o processo de vendas da sua eugência desde o momento que o cliente entra em contato, a apresentação da solução, follow-up, fechamento e por aí vai. Contemple cada passo que o cliente tem na sua eugência.
Sendo assim, analise sempre para entender o que funciona e o que pode ser ajustado. Lembre-se de levar o perfil do seu consumidor em consideração.
Negligenciar o marketing da sua eugência
Atenção: sua eugência é o seu case de sucesso. Os seus resultados passam autoridade na área que você atua.
Cuidado para não focar só no cliente e deixar a sua própria eugência em último plano. Você precisa fazer o seu e precisa fazer muito bem feito.
É sua responsabilidade olhar ‘para sua casa’.
Diversificar demais, segmentar pouco
Como eugência, você precisa resolver algum problema que o cliente enfrenta e que o levou a te procurar.
Então, não seja generalista. Quando mais especialista, maior a chance de ter escalabilidade no seu negócio.
Além disso, quem faz tudo pode acabar não fazendo nada com especialidade.
Cuidado para não querer abraçar o mundo, principalmente quem está começando, mas lembre-se: isso não impede que, aos poucos, você se especialize e amplie a sua área de atuação.
Valor cobrado muito baixo
Cuidado com o pensamento “estou começando e preciso cobrar barato”.
Preço é percepção [linkar com texto do blog sobre precificação de serviços]. Você precisa mostrar valor no que está oferecendo para o cliente. É fundamental que você se mostre como um especialista e autoridade na área em questão.
Use técnicas de vendas em seu favor. Alinhe expectativas, esclareça objeções, negocie e se faça presente.
Uma apresentação consistente é fundamental para que o cliente entenda que a solução que você oferece é exatamente o que ele precisa para alcançar os resultados desejados.
Agora você já está pronto para seguir em frente na sua caminhada rumo ao sucesso!
Não deixe que esses erros caiam no esquecimento e tenha muito cuidado para não estacionar em uma zona de conforto. Ela é muito perigosa e pode acabar impactando negativamente os seus resultados.
Como eu sei que você não quer isso, dedique-se a estudar cada vez mais: sobre marketing digital e também sobre o universo no qual os seus clientes atuam.
Conte com a AgPro+ nesta jornada!
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